O que é biodiversidade e por que isso importa?
Imagine uma situação em que uma criança, sedenta de conhecimento, seja seu filho, irmão, primo ou vizinho pergunta para você: o que é biodiversidade? Por ter ouvido a palavra uma série de vezes, na escola, no noticiário ou na postagem de um amigo, você imaginou que saberia a resposta. Naquele momento, no entanto, você se dá conta que não consegue explicar isso de forma simples para aquele pequeno curioso.
Biodiversidade ou Diversidade Biológica é a variabilidade entre e dentro de todos os seres vivos que habitam o nosso planeta. Quanto maior o número de plantas, animais e paisagens, maior é a variabilidade, portanto, maior a biodiversidade do planeta. As florestas, savanas, manguezais e rios são ambientes que possuem alta biodiversidade porque possuem uma alta variabilidade de espécies. Mas, a biodiversidade está por todos os lados. Por exemplo, as plantas de um jardim possuem formas e flores diferentes entre elas. Todas as plantas juntas possuem formas que são ainda mais diferentes de uma formiga que passeia por ali. Quanto mais espécies de plantas, pássaros, formigas, borboletas e demais seres vivos habitam o seu jardim, maior será a variabilidade de espécies nele, consequentemente, maior será a biodiversidade. Existe ainda uma ampla variabilidade no DNA de cada planta e animal do jardim que só pode ser vista usando técnicas laboratoriais. Essa variabilidade no DNA é a fonte que controla toda essa variabilidade de formas observadas. Pode existir uma grande variabilidade entre o DNA de duas formigas praticamente idênticas a olho nu, pois cada formiga é um indivíduo com um código genético que a torna única. O mesmo caso ocorre nas florestas e ambientes naturais distantes das nossas casas.
A biodiversidade possui valor intrínseco e extrínseco. O valor intrínseco é o valor em si, que assegura o direito de existência a todo ser vivo do planeta, não cabendo a ninguém decidir ao contrário. Assim, um minúsculo inseto que passeia pelo jardim da praça ou floresta, possui valor em sua própria existência. O valor extrínseco, por sua vez, é expresso nos benefícios que a biodiversidade pode proporcionar ao ser humano. Muitas plantas fornecem frutos que são consumidos por seres humanos, por exemplo, o Açaí da Amazônia, o Pequi do Cerrado, o Umbu da Caatinga, o Cambuci da Mata Atlântica, dentre outros. Os medicamentos que usamos no dia a dia para curar doenças são em grande parte derivados de compostos químicos produzidos pelas plantas, assim como os chás e até o café que você tomou ou tomará um dia na sua vida.
O Brasil é um dos 17 países megadiversos do mundo, países que contém a maior biodiversidade do planeta. As áreas com a maior biodiversidade são ambientes naturais que sofreram pouca ou nenhuma modificação humana. Devemos garantir que esses ambientes naturais sejam conservados para que nós e as futuras gerações possam conhecer e utilizar os benefícios que a biodiversidade produz.